ENERGIA SOLAR NO PIAUÍ
















Desde outubro/2009 passado tramita na Assembléia Legislativa do Piauí um projeto com o objetivo de aproveitar a Energia Solar no Estado do Piauí e para racionalizar o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia. O projeto já tem parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa e foi acatado pela Comissão de Infra-Estrutura e Política Econômica.

No Senado Federal existe outros projetos visando a implantação de sistemas de energia solar no país, com a previsão de isenção de impostos de importação cobrados sobre o material utilizado na geração de energia solar. O objetivo é aumentar a procura por esta matriz energética, que não polui o meio ambiente.

Como o próprio nome diz energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa), captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. Em alguns países a energia solar é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. É fonte de energia limpa e renovável.

Assim como apresenta-se viável os investimentos em energia eólica previstos para o litoral piauiense entendo que também é viável o desenvolvimento de esforços governamental para o desenvolvimento da energia solar no Piauí. Aqui temos muito sol espalhado em vários municípios e no litoral do Estado temos muito vento.

Os países que mais produzem energia solar são Japão, Estados Unidos e Alemanha. Este tipo de energia ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.

Informações publicadas recentemente no site Inovação Tecnológica confirmam “que pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, demonstraram o princípio de funcionamento de um novo tipo de célula solar que substitui o silício por nanotubos de carbono.Os cientistas construíram um fotodiodo, um tipo extremamente simples de célula solar que converte a luz em eletricidade de forma extremamente eficiente graças à excepcional condutividade elétrica do nanotubo de carbono e à forma como ele conduz os elétrons”.

É preciso levar adiante também esse projeto de Energia Solar no Estado do Piauí. Nós temos as reais condições para a captação de energia luminosa proveniente do Sol, para posteriormente transformar essa energia captada em energia elétrica ou mecânica. O mais importante é que isso não polui o meio ambiente.ISTO É PIAUÍ – Antônio de Deus Neto – advogado e jornalista.

Veja esse vídeo que encontrei no You Tube: situada no deserto da Austrália, esta usina de energia solar será a mais alta construção do mundo e também a mais ambiciosa obra para gerar eletricidade a partir de uma fonte não poluente...