O DIA DO PIAUÍ: 19 de outubro ou 13 de março?


No dia 19 de outubro é comemorado o Dia do Piauí. Essa data comemorativa surgiu por proposição do deputado estadual Burlamaqui Auto de Abreu, em 1937, e assinala a primeira adesão do Piauí à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade de Parnaíba, em 19 de outubro de 1822, quando Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Silva e outros proclamaram a Independência do Piauí.

Contudo, o Piauí ficou sob o domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o brigadeiro Manoel de Souza Martins declarou o Estado independente em Oeiras. Estes fatos culminaram com a mais sangrenta e, possivelmente, a única batalha entre brasileiros e portugueses pela Independência do Brasil, a Batalha de Jenipapo, ocorrida a 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior, onde centenas de piauienses e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados em nome da soberania, transformando-se em heróis numa das mais gloriosas páginas da história brasileira.

Mas há o questionamento da data em que se comemora o Dia da do Piauí (19 de outubro). Alguns historiadores piauienses alegam que a proclamação de Simplício Dias em favor de D. Pedro I estaria atrelada a um governo unido Brasil-Portugal. E que no Piauí, todos continuaram obedecendo às ordens vindas de Portugal. Defendem o dia 13 de março para comemorar o Dia do Piauí, ou seja, quando ocorreu a Batalha de Jenipapo.

Oficialmente o Dia do Piauí está estabelecido no calendário estadual no dia 19 de outubro.ISTO É PIAUÍ