DETALHES SOBRE O CLIMA DO PIAUÍ

O clima do Piauí, é semi-árido, sujeito às secas periódicas. O Piauí apresenta temperaturas médias elevadas, variando entre 18º (mínimas) e 39º C (máximas). A umidade relativa do ar oscila entre 60 e 84%.

No litoral e às margens do rio Parnaíba, os níveis anuais de precipitação pluviométrica situam-se entre 1000 e 1.600 mm. A frequência de chuvas diminui a medida que se avança para a região sudeste do Estado; porém, níveis anuais médios de precipitação abaixo de 800 mm são encontrados apenas em 35% do território piauiense.

Em função de seu posicionamento entre o Nordeste semi-árido e o Meio-Norte úmido, o Piauí apresenta diferenças climáticas entre algumas regiões: clima quente e úmido no norte, sul e sudoeste, e clima semi-árido no leste, centro-sul e sudeste, segundo esquema climático descrito por Koeppen.

As precipitações pluviométricas sobre o Piauí são de caráter predominantemente convectivo e apresentam grande variabilidade espacial e temporal. São dois os regimes chuvosos: a partir de novembro chove no sul do Estado em decorrência de frentes frias provenientes das latitudes altas do hemisfério sul (Nobre, 1994) que se prolongam até março; no centro e norte, as chuvas têm início em dezembro/janeiro e estão associadas ao deslocamento da Zona de Convergência Irtertropical (ZCIT) sobre o Atlântico Equatorial. Essa estação chuvosa tem o seu clímax no trimestre fevereiro-março-abril.